À propos

Formada em Artes Plásticas e com Mestrado em Estudos de Artes (École Supérieure des Beaux-Arts Montpellier), com intervenções de Annie Tolleter e de Mathilde Monnier do Centre Chorégraphique National de Montpellier e depois de ter participado na Bienal de Barcelona, viaja durante um ano à descoberta da cultura latino-americana (de Lima até New York). Voltando a França, cria a associação Cultural “Le Pas de Côté”, livraria associativa e de eventos artísticos/culturais ligados à leitura e às artes performativas. Durante este tempo foi professora do 2º ciclo em Artes Plásticas, além de dar aulas particulares e workshops em escolas, cruzando movimentos artísticos, ações efémeras (in situ e site specific) e história. Chega a Portugal em 2005, através do programa Europeu de Residências Artísticas, “Artist in context” e trabalha na d’Orfeu até 2014, criando toda a comunicação visual e multimédia e dirigindo artisticamente e de mediação inúmeros projetos da associação.
Foi consultora em comunicação, desenvolveu projetos pedagógicos e comunitários, além de desenvolver trabalhos como freelancer em agenciamento de banda e grafismo de edição de CD para Celina Piedade, Danças Ocultas, Gaiteiros de Lisboa, Tais Quais, Passim, entre outros. É responsável para a produtora Sons Vadios Macau pelo acompanhamento de bandas internacionais em Macau, no festival da Lusofonia.
Concretizou entretanto em Portugal o sonho de criança de ver o seu nome aparecer na ficha técnica de um filme, como assistente de decoração no filme “A Mãe é que Sabe”.
Trabalhou na escola profissional da Jobra onde destaca a coordenação e programação dos grandes eventos artisticos e de residências para os estudantes, como o “percurtido” ou o “Live inJ” evento performativo non stop com os 300 estudantes das diversas áreas de estudos artísticos.
Coordenou em 2017, o Plano de Ação de Águeda Amigas das Crianças da UNICEF e a estratégia de participação para o Plano Estratégico da Cultura para o Município de Águeda. Trabalhou também no Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Águeda onde lança o MALA- Manifestação Literária de Águeda que terá duas edições (online e presencial). Foi coordenadora pelo mesmo município do Plano Nacional das Artes inter-agrupamento criando pontes entre os projetos culturais de cada agrupamento e apoiando na dinamização de sessões de escuta com os jovens das escolas secundárias.
Em 2020, completa a sua formação académica com um Mestrado de Planeamento regional e Urbano, para entender de que forma os (a)gentes culturais podem ter voz ativa no planeamento do território e a importância das Políticas Culturais como necessidade absoluta na construção de um território com valores de igualdade, solidariedade, integrador e intercultural.
Em 2021, é convidada a formar a dupla, com Andreia Brites, de curadoria de projetos, na área do livro e da leitura ligada ao território e às comunidades, para a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.
Desde 2022, se junta à equipa da 4iS Inovação Social num projeto de escala Europeia ‘Tandem’ Regions of Solidarity e investiga e cria o piloto do mapeamento das práticas comunitárias fora do radar, além de dinamizar as sessões dos Clubes Cultura em Comunidade para a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura, onde assume a curadoria dos projetos de participação.
Colabora como mediadora para o Teatro Nacional Dona Maria II no projeto da Odisseia Nacional, no eixo da participação “ATOS” com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

“Cultura e política pertencem uma à outra, 
porque não é o conhecimento ou a verdade que está em jogo, mas sim o julgamento e a decisão, a troca criteriosa de opiniões relativas à esfera da vida pública e do mundo comum, e a decisão sobre o que tipo de ação a ser tomada ali, bem como a forma de ver o mundo no futuro e as coisas que devem aparecer nele. »
Hannah Arendt, in “A Crise da Cultura”, 1954



Detalhes curriculum vitae…

FORMAÇÃO ACADÉMICA

2018-2020 // Mestrado em Planeamento Regional e Urbano | Universidade de Aveiro

Departamento de Ciências Sociais e Políticas 

1997 / 2002 /// 5 anos na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Montpellier (França) | Nível: Mestrado com a obtenção do Diploma Nacional Superior de Estudo de Arte. (equivalência Licenciatura)
Disciplinas: Historia da Arte, Pintura, desenho, vídeo, fotografia analógica e digital, escultura, serigrafia, grafismo.
Competências para: Professora de Artes Plásticas, artista independente, comunicação
Formação informática: Diversos softwares em ambiente Mac ou PC, tais como Quark X press , Adobe Photoshop, Illustrator, Premiere, Final Cut Pro e Dreamweaver.

1993 / 1997 /// Bacharelato literário, secção artes plásticas, opção artes plásticas (equivalente ao Curso Complementar do Ensino Secundário, 12º ano de escolaridade). (França)

FORMAÇÃO ARTÍSTICA E QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

 2010 /// obtenção do CAP – Certificado de Aptidão Profissional

  2010 /// Formação “Q3 – Qualificar o 3º Sector” em “Modelos Organizacionais”, “Gestão de Equipa”, “Organização de trabalho”, “ Ferramentas informáticas”, etc.

 2009 /// Seminário de Gestão e Comunicação Cultural em Lisboa com Toni Puig org. Academia de Produtores Culturais

Novembro 2007 /// Curso de Som básico | Águeda

1996 / 1998 /// Interacção e formações com Danças contemporânea no Centro Coreográfico Nacional de Montpellier sob a direcção de Mathilde Monnier – orientação Annie Tolleter (cenógrafa)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ESPECIFICAMENTE RELACIONADA COM CULTURA & ARTES

Teatro Nacional Dona Maria II
Mediadora no ATOS, Odisseia Nacional
DREFC Direção Relações Externas e frente de casa
JANEIRO A DEZEMBRO 2024
JANEIRO A JULHO 2023/ REGIÃO NORTE E CENTRO PORTUGAL
Mediadora entre TNDMII, Municípios, participantes e todos os projetos artísticos do eixo de programação ATOS da Odisseia Nacional nas regiões Norte, Centro e Açores (Faial). 19 municípios e projetos artísticos acompanhados.

Câmara Municipal de Águeda / Colaboradora na área Educativa e Cultural
OUTUBRO DE 2019/ DEZEMBRO DE 2021 – ÁGUEDA
Serviço Educativo da Biblioteca municipal, boletim e comunicação; Programação
e produção – Mala Manifestação Literária de Águeda e Encontro da Diversidade
Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento;
Criação e acompanhamento de todas as fases do Plano Alcateia (plano estratégico de proteção das crianças), inquéritos, swot, metodologia e plano de ação;
Plano Estratégico Municipal da Cultura – atualização, metodologia e orientação- modelo
inspirado nos indicadores da Agenda 2030.


Echo Colectivo / Fundadora e diretora da Associação
DESDE NOVEMBRO DE 2021 – ÁGUEDA
A associação atua de forma transdisciplinar, nas áreas culturais, do desenvolvimento criativo e local, propondo ações de planeamento estratégico, de mediação e de produção de objetos artísticos e pedagógicos em ligação com os lugares.

Teatro Circo Braga / Curadora Projetos Literatura e comunidade –
Candidatura Braga27 MARÇO DE 2021/ JULHO DE 2021 – BRAGA, ONLINE Em dupla com Andreia Brites, criou se 7 projetos de relevância territorial para a promoção da leitura no território de identidades múltiplas de Braga – Braga27
candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Psientifica / Professora de Expressões artísticas -Emoção em Ação
FEVEREIRO DE 2020/ MARÇO DE 2020- CONCELHO DE ÁGUEDA
Substituição em escolas básicas dos professores das AEC do Projeto “Emoção
em Ação”. Desenvolvimento do projeto de mediação cultural e afeto “No tempo da
Maria Cachucha”.


Jobra -Associação de Jovens da Branca / Gestora Executiva MUDA’TE
Companhia de Artes Performativas da Jobra
NOVEMBRO DE 2016/ OUTUBRO 2019, ALBERGARIA-A-VELHA
Estruturação estratégia cultural; Criação dos espetáculos; Coordenação das
funções das equipas;
Venda do portfólio;
Realização de projetos pedagógicos pontuais e alternativos para a Jobra
Educação;
Co-programação e produção do LIVE IN J;
Programação e produção do Festival “Percurtido”.

UKBAR FILMES / Assistente de decoração
MAIO DE 2016 – LISBOA
Assistente diretora artística Joana Cardoso no filme de Nuno Rocha “A Mãe é que
sabe”.
Câmara Municipal de Águeda / Coordenadora do Projeto Águeda Amiga
das Crianças

JANEIRO DE 2015/ JULHO DE 2016- ÁGUEDA
Realização de oficinas, materiais pedagógicos de recolha de informação, escrita
do Plano Local Estratégico do projeto para a UNICEF.
Projeto “Jornalix” / Criadora do projeto
JANEIRO DE 2015/ JANEIRO DE 2017- ÁGUEDA
Primeiro semanário nacional para crianças dos 6 aos 14 anos; edição piloto
durante um ano com uma equipa de voluntários e profissionais.

FUNÇÕES ESPECIFICAS NA d’ORFEU ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Comunicação: Concepção e execução materiais gráficos. Apoio no desenvolvimento de estratégias de comunicação. Desenvolvimento das plataformas web2 em 2009
Formação: criação e coordenadora da d’Formação – Plataforma formativa da d’Orfeu multi-artísticas
d’Eurídiceresponsável de edição d’Orfeu – coordenação e orientação dos projectos
Multimédia Responsável dos suportes multimédia de comunicação da associação – vídeo e fotográfica das actividades.
Projectos comunitários: Co-criação, acompanhamento e desenvolvimento
Apoio artístico: criação de guião, acompanhamento, apoio criativo, caracterização, alem da concepção visual e multimédia das criações.

em destaque:

Março 2014 /// Organização Seminário para o Associativismo em Águeda – Produção Cultural além de ser formadora em diversos ateliês

Outubro 2013 ///

Fevereiro 2013 /// Organização Seminário para o Associativismo – Tecnologia criativa – vistas exposição interactiva no espaço d’Orfeu por centenas de crianças.

desde Dezembro 2010 /// Responsável da d’Eurídice braço editorial da d’Orfeu Associação Cultural:
realização e acompanhamento do livro/DVD Contexto & Significado | direcção da edição do livro/CD para crianças “Borbolino” | Grafismo e edição do CD “Avis Rara” dos Gaiteiros de Lisboa | Apoio a edição através o Grafismo do duploCD “Em Casa” da Celina da Piedade
2012 /// Em representação da d’Orfeu no Debate/seminário sobre “Desenvolvimento Cultural e estratégias” no Cineteatro Alba Albergaria-a-Velha

desde 2010 /// orientação dos conteúdos das visitas pedagógicas efectuadas na d’Orfeu
2010 /// criação “Eram 7 os Medos do Pedro” – criação conjunta da adaptação do texto de Odete Ferreira
2009 /// Organização Seminário para o Associativismo em Águeda – juntando o movimento “Associativismo e Democracia Participativa”

desde Setembro 2005 /// Responsável da Comunicação gráfica da d’Orfeu Associação Cultural
Junho 2005: Projecto pedagógico e criativo “PovoArti” envolvendo as escolas e Professores do Ensino Básico de Águeda na criação de um museu etnográfico de um povo imaginário.

Janeiro 2005 até Junho 2005 /// Serviço Voluntário Europeu inserido no programa “Artist in Context”, das “Pepinière Européenne pour Jeunes Artistes”, na d’Orfeu, em Águeda. Projecto pessoal, vídeos e montagem dos eventos, criação de brochuras de d’Orfeu, arte terapia com pessoas de CERCIAG.

2003 / 2004 /// Professora de artes plásticas, em escola secundária, com alunos entre os 11 e os 15 anos em turmas de 15 a 25 alunos. Programa do Ministério da Educação Francesa. (França)

Setembro 2003 e Março, Abril 2004 /// Colaboradora em escola primária, leccionando em regime extracurricular, conteúdos relacionados com a história das artes plásticas ligados à historia da humanidade, dinamizando oficinas, criações, e exposição dos trabalhos. (França)

2004 /// Fundadora da associação cultural “le pas de côté”. Criação de uma livraria para venda de pequenas edições de poesia, artes, meio ambiente…etc. e organização de exposições e eventos. (França)

1997 / 1998 / 1999 /// decoradora num atelier de construção de cenário de natal para as feiras temáticas (cidade de Metz, Rennes, Rouen) – desenhos dos quadros natalícios e execução em equipa, dos volumes em 3D e mecanizados em madeira, resina, etc.

FREELANCE GRAFISMO/// MULTIMÉDIA

Setembro 2014 /// novo logótipo, normas gráficas e comunicação OMA – Oficina de Música de Aveiro
Desenvolvimento identidade visual

Agosto 2014 /// Logótipo, normas gráficas da agencia imobiliária imobox3 – Águeda | diversos grafismos: folhetos de promoção, cartão de visita, etc

Outubro 2012 /// Logótipo, normas gráficas e site da agencia imobiliária “Lopez Immobilier” (França)
Desenvolvimento identidade visual

Outubro 2012 /// Logótipo, normas gráficas Pro-limpec – empresa de limpezas industriais
criação dos estacionarios

2012 /// Grafismo do primeiro disco da Celina Piedade “em Casa”
diversos grafismos: cartaz, lona, etc

Setembro 2012 /// Criação do grafismo para o vídeogame “Maya ”  (Toulouse – França) | empresa de desenvolvimento de jogos para PC e Smartphones

2012 /// Grafismo do novo Disco “Extravagante” e imagem de promoção dos Uxu Kalhus

2012 /// Logótipo e normas gráficas da agencia imobiliária “Reberga” (Mazamet – França)

2008 / 2009 /// Criação da imagem do novo disco de Danças Ocultas “Tarab”.
Cartaz e caderno para a promoção do espectáculo do mesmo nome.

Desde 2007 /// Grafista da Oficina de Música de Aveiro
Produção de todo o material e divulgação dos eventos, ateliers, workshops da escola. Abertura do novo espaço da Oficina de Música de Aveiro. Apoio na escolha das cores do espaço. Actualização visual e remodelação da Imagem da Oficina de Música de Aveiro.

2007 / 2008 até 2009 /// Comunicação de vários projectos como o AparqA! Centro Criativo da Alta Vila – Águeda. Desenvolvimento da imagem e dos vários suportes desse centro criativo de Alta Vila. Imagem e Logótipo “AparqA!“

2008 /// Logótipo da empresa Lud In

2007 /// Desdobrável e Multimédia do Espectáculo “Na Rota dos Ventos” da Orquestra Típica de Águeda.
Realização da foto da Orquestra

2006 /// Logótipo “O Jogo aberto”

2006 /// Logótipo “Cangalho de Marca”

2004 /// diversos grafismo para a associação cultural “Le pas de côté”


EXPOSIÇÕES

Maio 2012 /// Exposição colectiva “CAMoUFLAGEM” Biblioteca Municipal Manuel Alegre | Águeda (Portugal) Fotografias realizadas em Águeda simulando pessoas a se esconder – camuflar

Junho 2004 /// Exposição “LIQUIDATION TOTALE TOUT DOIT DISPARAITRE!!!” GAILLAC (França). Desenhos sobre as paredes.

2002 / 2003 /// Exposição colectiva em galeria dos diplomados da Escola Superior de Belas Artes de Montpellier.

2001 / 2002 /// Exposição colectiva “FACE A FACE B” » organizada em colaboração com a Universidade de Montpellier Paul Valery, D.E.S.S. de conservação do património artístico. Produção de uma obra que comunicava com uma peça de um artista da Fundação Regional de Arte Contemporânea Languedoc-Roussillon.

Junho 2001 /// Bienal de Barcelona. Projecto «SPONSORSFORALL» . Agrupamento em colectivo de diferentes artistas franceses e espanhóis, por Olivier Cadix. Intervenção IN SITU: criação de uma “Wall painting” feita com um marcador preto.

Maio 2000 /// Instalação para um espectáculo de dança “silence1, 2, 3″ de P.Barthès em “parfumerie” Montpellier.
copos de comunicação em nuvem – 200 copos de plasticos com fio e estructura metalica.

Printemps 1999 / 2001 /// Realização efémera para o festival das crianças de Montpellier (34) : « SAPERLIPOPETTE VOILA ENFANTILLAGES » . Criação dos volumes, nave especial, sobre a temática de a visão de uma criança.

1999 /// « L’ETAT DE CORPS » : exposição colectiva organizada pela associação « La Balançoire » Com Benchama Kader e Nathalie Crouzet, no Centro Cultural de Albi (81). Exposição de fotografias a cores.

 ACÇÕES HUMANITARIAS

2003 /// Apoio numa comunidade Zapatista do Chiapas. Protecção internacional da comunidade local na defesa das suas vidas contra os paramilitares (escudo humano). Construção de poço, casa e encontros entre comunidade.

2004 / 2005 /// Criação da associação dos “Anciens Appelés en Algérie Contre la Guerre” – AAACG – como apoio as vozes de antigos combatentes contra a guerra e a tortura.

1999 /2000 /// Organização de evento ligado à Palestina. Seminários com Israelitas e Palestinianos pacíficos.

Deixe um comentário